Centralize as atenções

Deus quer ser o alvo das nossas atenções. O Seu desejo é que todos O coloquem no centro de suas vidas. Ele sabe muito bem o quão importante é ter o que há de mais valioso no lugar certo: viver com propósitos e com o líder certo norteando a nossa vida. 

Por isso que a Palavra de Deus - a Bíblia - é cristocentrica: todos os livros que a compõem foram centralizados a Cristo, e com um claro propósito. Líder, você deve ser também o alvo das atenções, afim de centralizar todas as ações e inspirá-los com o propósito justo. 

O que é ser o centralizador das atenções? 

É amar e ser amado por todos, pois quem não ama ou não é amado não está em condições liderar (influenciar, servir, centralizar as coisas). Deus nao é centralizador porque é egoista, mas porque Ele ama. Quanto mais amamos e somos amados por todos, mais estamos no centro. 

É produzir ferramentas centralizadoras. Deus elaborou o seu grande Manual, a Bíblia; você também pode escrever manuais, estatutos, lembretes, news, etc, de forma que todos consigam se relacionar de forma contínua e crescente contigo e seus propósitos. Agora, não pense que, quanto mais feramentar usar, mais próximo estará da sua equipe. Deus só construiu duas ferramentas: a Bíblia e o Espírito Santo. O importante aqui então não é a quantidade, mas a eficácia da ou das suas ferramentas. 

É tomar cuidado para não robotizar as pessoas. Pessoas são pessoas, não robos. Tome cuidado para não construir "ferramentas de manipulação" ao invez de ferramentas de união e crescimento. Pessoas têm uma capacidade incrível dentro delas e que não conhecemos plenamente. Não podemos limitá-las, pelo contrário, como líderes devemos estimulá-las, oferecendo todo o apoio possível.


É apontar sempre para o seu oceano. Tudo isso me fez lembrar de uma frase que li e que já usei em um dos meus textos. Ela é mais ou menos assim: "Se você quer construir um navio, não junte pessoas para providenciar ferramentas, cumprir tarefas e montar tudo, mas faça-os desejarem ardentemente a imensidão do oceano." Viver no propósito é como desejar todos os dias ardentemente a imensidão do oceano.

Tenho só mais uma coisa a respeito deste assunto. Você não tem - e nem pode - que ser o centro das coisas só porque é o líder. Assim não funciona. Temos que entender o por quê das coisas. E a pergunta é: Por que Deus age assim? Podemos dizer que é por alguns fortes motivos. 


1. Porque Ele é santo (perfeito, separado), e por isso deseja que todos nós sejamos como Ele. Quanto mais Ele está em nós e nós nele, mais santo também ficamos. Líder, você tem buscado a perfeição no que faz? Tem sido um modelo de perfeição aos seus? Está mostrando o seu diferencial?

2. Porque Ele sabe que a tentação é grande. A concorrência que Deus possui é enorme. A maioria das atrações do mundo procuram tirá-lo de foco. Por isso, por saber que a batalha não é fácil é que Ele não desiste de ninguém e ama sempre estar mais perto dos que o amam. Se Ele não desejasse ser o centro das pessoas, outro entraria em seu lugar. Líder, quem está tomando o seu lugar? As circunstâncias do dia-a-dia, os problemas, a informática, um outro líder? 

3. Porque cada pessoa é importante e tem o seu propósito. Deus não quer comunicação só com os líderes, Ele quer é com toda a Sua criação. Líder, a quem você não dá a devida atenção? 

4. Porque todos somos iguais perante a Deus. Ele sabe muito bem da importância de cada um, como sendo membro de um corpo. Cada membro é uma peça fundamental para o andamento saudável do corpo. Líder, ame todos os membros. E construa esse corpo o melhor que pode!
Glauber Destro
Jornalista
PS.: Não deixe de me seguir e de adicionar seu email para acompanhar o Blog!

Nenhum comentário:

 
Líder, não espere total aprovação dos outros Qual sua reação quando falam mal de você? Você corre atrás e discute? Atende às vontades dos outros? Tenta se livrar de qualquer forma e limpar seu nome? Afinal, que tipo de líder é você?
Leader, non aspettare la piena approvazione degli altri Qual è la tua reazione quando qualcuno parla male di te? Ti metti a discutere? Ascolti ciò che dicono gli altri? Eviti di essere formalista e ci tieni al tuo nome? Allora, che tipo di leader sei?
Leader, do not expect full approval of the others What is your reaction when people say bad things about you? You run back and discuss? Meets the desires of others? Attempts to get rid of this situation in any way and clear your name? After all, what kind of leader are you?